Sindicato dos Estivadores e Trabalhadores em Estiva de Minerios do Rio de Janeiro - SETEMRJ

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ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS ESTIVADORES - ILA - EXPERIÊNCIAS DE NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO


Publicado em 31/12/2016

Esta matéria de pesquisa da diretoria do SETEMRJ, visa a disponibilizar informações internacionais sobre o mundo das relações entre os trabalhadores portuários de diversos portos dos EUA, Europa, Ásia, dentre outros, e os empregadores (empresários).

Dá para se ter a noção de que, os problemas daqui e de lá são comuns, guardada as devidas proporções. 

O que nos chama a atenção é o fato que, lá há Contrato de Trabalho Master (nacional) e os locais. O nacional tem por objetivo estabelecer parâmetros a serem observados nas negociações locais, inclusive o piso salarial.

Leiam, a seguir, muitos dos detalhes da realidade vivenciada pelos estivadores americanos em relação às negociações coletivas de trabalho .


ILA, os empregadores planejam 'reuniões informais' antes das negociações de contrato

Os sindicatos longshore em ambas as costas estão em vários estágios de discussões sobre contratos.

A International Longshoremen's Association (Associação Internacional de Estivadores) e seus empregadores têm programado "reuniões informais" em meados de fevereiro, enquanto se preparam para negociar um contrato Maine-to-Texas para substituir o que expira em 30 de setembro de 2018.

O presidente da ILA, Harold J. Daggett, convidou todos os sindicalistas locais cobertos pelo contrato-mestre da ILA para enviar representantes para "reuniões informais sobre questões de negociação coletiva", de 13 a 16 de fevereiro, em Delray Beach, Flórida.

"Essas não são reuniões do Comitê de Escala Salarial e, portanto, não sessões de negociação formal", disse Daggett em uma carta aos moradores da ILA. Tradicionalmente, o Comitê de Salários de 200 membros do sindicato está envolvido em negociações formais com empregadores.

Daggett disse que os representantes da ILA se reuniriam em privado por dois dias antes de se reunirem com representantes da gerência. David Adam, diretor-executivo da United States Maritime Alliance, confirmou que os representantes da USMX compareceriam.

Notícias do anúncio reuniões Flórida segue um recente acordo pelo Longshore e Armazém União Internacional e a Associação Marítima do Pacífico para retomar as discussões sobre uma extensão de seu contrato West Coast em uma data não especificada.

Os interesses da carga estão prestando atenção a desenvolvimentos do trabalho portuário em ambas as costas. Paradas foram evitada por pouco durante a última rodada de negociações do contrato para o ILA em 2012 e 2013 e do ILWU em 2014 e 2015 .

Em um esforço para tranquilizar os carregadores, Daggett em 2014 aceitou o convite de Adam para abrir as primeiras negociações sobre um contrato novo ou estendido. Inicialmente, foi discutida a possibilidade de um contrato se estender até 2025.

Essa iniciativa perdeu força em meio a disputas sobre questões incluindo ILA jurisdição sobre manutenção e reparação de chassi que transportadoras marítimas transferiram para locação de empresas que não são signatários do contrato do sindicato.

Enquanto isso no Porto de Nova York e Nova Jersey, a ILA e a New York Shipping Association ainda estão tentando implementar características que melhorem a produtividade do contrato local que assinaram no início de 2013.

Uma questão-chave não resolvida em Nova York-Nova Jersey é a implementação de "gangues de socorro", ou segundo turnos de trabalho. O sistema de "operação contínua" da porta mantém as mesmas gangues de trabalho no trabalho até que o trabalho em um navio seja concluído. Isso requer excesso de pessoal e pagamento de horas extras para os trabalhadores que são pagos por horas-longas pausas.

As questões de toda a costa incluem automação, jurisdição e níveis de financiamento para o plano médico do sindicato.

Automação teares como um potencial ponto de inflamação. Em setembro, Daggett fez um discurso no Conselho Internacional de Docas, denunciando a automação e dizendo que insistiria na proteção do trabalho para os membros do sindicato.

Os terminais estão adotando gradualmente a automação nos portos nos Estados Unidos Leste e Oeste. Nova York-Nova Jersey e Virgínia introduziram guindastes de pórtico montados em trilhos que permitem o empilhamento de contêineres controlados remotamente. A Virginia recentemente colocou uma ordem de US $ 217 milhões para 86 RMGs como parte de uma grande atualização de seus terminais.

Os contratos da ILA tradicionalmente são negociados em dois níveis: contrato-mestre e contratos locais. Os contratos-mestre ILA-USMX cobrem os salários, o plano médico, os royalties dos portadores pagos e outros assuntos relacionados à costa. Os contratos locais abrangem as regras de trabalho, as pensões e outras questões relativas a portos.

Espera-se que o ILA procure mudanças neste modelo de negociação, no qual as negociações locais muitas vezes prolongam meses ou mesmo anos após a ratificação do acordo de costa.

Isto transformou-se uma edição em 2013, quando o local o maior da ILA em Baltimore golpeou por três dias sobre edições locais depois que os contratos mestres tinham sido ratificados. Um árbitro governou que uma vez que o contrato principal é posta em prática, a sua cláusula de não-greve não pode ser anulada por uma disputa sobre questões locais.

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Estamos desenvolvendo este e outros trabalhos de pesquisas tendo por objetivo acumular experiências, inclusive internacional, das relações de trabalho portuário, sobretudo as suas variáveis ao longo do tempo.

A DIRETORIA DO SETEMRJ


fonte: não informado
 
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Aniversariantes de Fevereiro

MENSAGEM DE ANIVERSÁRIO



Aos estimados companheiros e companheiras, estivadores e funcionários(as)!
Que Deus possa proporcionar a todos(as) os(as) aniversariantes um dia muito especial, repleto de surpresas positivas, que lhes gerem alegrias ao lado de seus familiares e amigos, como também junto aos companheiros e as companheiras de trabalho, neste momento de renovação da fé, amor e paz em seus corações.
Que esta data comemorativa de mais um ano de vida possa ser desfrutada por muitos mais anos à frente, e com o nosso trabalho preservado e até ampliado, para isso devemos estar junto e comprometidos com a luta em defesa dos direitos e interesses da família estivadora e do povo brasileiro.
Que o Senhor Deus os abençoe neste e em todos os dias da vida de cada um dos aniversariantes, concedendo-lhes muitos anos de vida, amor no coração e fé.

Feliz aniversário, e parabéns!

A DIRETORIA DO SETEMRJ.


ASSOCIADOS



Luiz Carlos do Rego- 01/02/1954
Luiz Carlos Dutra Brito- 01/02/1965
Evandro Gonçalves Pereira- 02/02/1952
José Carlos do Nascimento- 02/02/1962
Jairo Vicente Casemiro- 04/02/1954
Roberto Carlos da Silva- 05/02/1972
Mario Luiz Pereira Nogueira- 05/02/1971
Washington Luiz Tomaz da Silva- 05/02/1960
Delson de Almeida Guimarães- 05/02/1967
Valdeci Dias da Silva- 06/02/1965
Geraldo Augusto Miguel- 07/02/1956
Marcos Flores Ferreira- 08/02/1961
Almir Borges da Silva- 08/02/1957
Carlos Evaldo de Souza- 09/02/1957
Roberto Venâncio- 12/02/1957
Eraldo de Alcântara Cardoso- 13/02/1958
Marlon Roberto dos Santos- 14/02/1957
Wagner de Miranda Cerqueira- 15/02/1959
Paulo Cesar do Nascimento Martins- 15/02/1953
Osvaldo Cardoso dos Santos Filho- 17/02/1962
Sergio Ricardo dos S. Eduardo- 19/02/1960
Paulo Cesar de Oliveira Pinto- 20/02/1968
José Luiz de Oliveira- 14/02/1963
Jorge Luiz Coutinho Torres- 20/02/1969
José Santos de Lyra- 20/02/1959
Fabio da Silva Tavares- 21/02/1970
Rosivaldo Teixeira Vaz- 21/02/1968
Severino Ribeiro de Souza- 22/02/1962
Ubirajara Costa Souza- 23/02/1957
Ricardo Luiz de Castro- 23/02/1966
Mario Cesar Dias Teixeira- 24/02/1963
Milton Doria da Silva Filho- 28/02/
Milton da Silva Santos- 28/02/1953
Nourival Francisco Caetano- 28/02/1964


DIRETOR


14 fevereiro- Marlon Roberto dos Santos


FUNCIONÁRIOS


11 fevereiro- Fábio Ribeiro dos Santos




Links Importantes



  • Entidade sindical de representação dos estivadores, tanto na relação de trabalho de avulso quanto na de vinculo empregatício a prazo indeterminado, seja dentro ou fora da área do porto organizado, como categoria profissional diferenciada, em consonância com a Lei 12.815.

  • Rua Antonio Lage, 42 - Saúde | Rio de Janeiro - RJ - Brasil | (21) 2516-9145 / 2516-2187 / 2253-5743 | correio@estiva-rj.com.br

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